O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o Decreto nº 12.630, publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (22), que qualifica o Sistema Rodoviário Ponte Salvador–Ilha de Itaparica no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). O ato garante prioridade nacional para o maior projeto de infraestrutura em andamento na Bahia.
Fique informado clicando aqui!
Conexão histórica: Salvador à Ilha de Itaparica
A ponte terá mais de 12 quilômetros de extensão e será a maior ponte estaiada do Brasil. A obra encurtará em mais de 100 km a distância entre Salvador e importantes destinos turísticos do Sul e Baixo Sul baiano, facilitando o escoamento de produtos e o deslocamento de moradores e turistas.
Segurança jurídica e agilidade para execução
Com a qualificação no PPI, o empreendimento passa a ter prioridade nos trâmites federais, como licenciamento ambiental, obtenção de financiamentos e até possibilidade de receber recursos do Novo PAC.
Segundo Marcus Cavalcanti, secretário especial do PPI, o decreto garante que o projeto seja tratado como estratégico:
“A qualificação no PPI significa que a ponte Salvador-Itaparica terá prioridade em órgãos federais e maior segurança para atrair investimentos.”
Impacto econômico e social
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou que a obra será um divisor de águas para a economia da Bahia:
“O investimento se pagará em pouco tempo, com retorno em forma de desenvolvimento, geração de milhares de empregos e forte impulso ao turismo.”
Benefícios diretos para milhões de baianos
A expectativa é que a ponte transforme a mobilidade de 10 milhões de pessoas em cerca de 250 municípios, abrindo caminho para novos negócios em logística, comércio, serviços, indústria e mercado imobiliário.
Com informações do Governo Federal – Foto: Reprodução/ Divulgação