As inscrições começam nesta segunda-feira (6 de outubro) — e são gratuitas — para 42 vagas no Programa Jovem Aprendiz da Petrobras em Salvador. O edital oferece oportunidades nos cursos de técnico em eletrotécnica e aprendizagem profissional em operador de suporte e manutenção de microcomputadores e redes locais.
Fique informado clicando aqui!
Quem quiser se candidatar deve acessar o site oficial até 12 de outubro. Essas vagas fazem parte do compromisso da estatal com a inclusão social e a inserção de novos talentos no mercado de trabalho, conforme previsto na Lei da Aprendizagem.
As modalidades envolvem tanto aprendizagem básica quanto cursos técnicos. Os aprovados terão:
- salário mínimo integral;
- vale-transporte;
- 13º salário;
- férias remuneradas;
- recolhimento de FGTS.
O programa se estende por 21 meses, em parceria com o SENAI, que ofertará 30 cursos profissionalizantes (18 de nível básico, 12 de nível técnico), distribuídos em 39 turmas (26 de aprendizagem básica e 13 técnicas).
A jornada de trabalho será de 4 horas diárias, de segunda a sexta, somando 20 horas semanais.
Quanto às cotas e reservas de vagas:
- 30% para pessoas negras, indígenas e quilombolas;
- 20% para pessoas com deficiência (PCDs);
- 15% para adolescentes egressos de trabalho infantil ou análogo à escravidão;
- 10% para adolescentes em acolhimento institucional ou sob medida socioeducativa.
Os candidatos devem ter entre 14 anos e 21 anos e 7 meses (a idade máxima não se aplica para PCDs). Quem ainda não concluiu o Ensino Médio precisa comprovar matrícula e frequência escolar. O curso de aprendizagem escolhido deve ser em turno diverso ao da escola.
Além de Salvador, o programa abrange cerca de 23 outros municípios, como Manaus, Fortaleza, Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília etc.
Para mais detalhes sobre o edital, número de vagas por cidade, cronograma e regulamentos, acesse o site oficial do Programa Jovem Aprendiz da Petrobras: jovemaprendizpetrobras.gruposeres.com.br.