A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) vai realizar, na próxima terça-feira (5), uma operação de grande porte para manutenção preventiva e melhorias no sistema integrado de abastecimento de água que atende Salvador e outros 12 municípios da região metropolitana e interior do Estado. A ação envolverá cerca de 500 profissionais, distribuídos em 50 frentes de serviço simultâneas, e exigirá a interrupção temporária no fornecimento de água a partir das 3h da madrugada.
Fique informado clicando aqui!
Objetivo da operação
A intervenção é necessária para garantir maior confiabilidade ao sistema, evitando paradas emergenciais no futuro. Serão realizadas manutenções na captação de água em Pedra do Cavalo, estações de tratamento, reservatórios e diversos trechos da rede distribuidora.
“Este conjunto de ações foi planejado com antecedência e tem caráter preventivo. Precisamos pausar o sistema para executar os serviços com segurança, garantindo mais estabilidade e eficiência na distribuição de água”, explicou Joana Rolemberg, diretora de Operações da Embasa na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Retorno do fornecimento
A previsão da Embasa é concluir os serviços até a noite da própria terça-feira (5). A retomada do fornecimento ocorrerá de forma gradual, devido à complexidade do processo de reinício da captação, tratamento e pressurização da rede. Em locais mais altos ou distantes, o abastecimento pode levar até 48 horas para ser completamente restabelecido.
A empresa orienta que os moradores das áreas afetadas reservem água com antecedência e façam uso racional até a regularização do sistema.
Principais serviços executados
- As frentes de trabalho atuarão em diversas áreas, com destaque para:
- Ligação de uma derivação da adutora principal ao reservatório da Gomeia, em São Caetano;
- Melhorias nos equipamentos de bombeamento das estações Pedra do Cavalo e Joanes 2;
- Substituição de válvulas e registros na Estação de Tratamento de Água de Candeias (ETA Principal);
- Revisões em sistemas elétricos, limpeza geral das estruturas e manutenção de equipamentos diversos.
Municípios com fornecimento interrompido
Além de Salvador, os seguintes municípios serão impactados:
- Lauro de Freitas;
- Simões Filho;
- Candeias;
- São Francisco do Conde;
- Madre de Deus;
- Parte de São Sebastião do Passé (Maracangalha);
- Santo Amaro;
- Saubara;
- Terra Nova;
- Coração de Maria;
- Conceição do Jacuípe;
- Amélia Rodrigues.