Com a missão de homenagear e agradecer em vida a trajetória de heróis populares da cultura afro-brasileira, tem abertura nesta quarta-feira (22), às 17h, na Doca 1 – Polo de Economia Criativa, no Comércio, o VI Rede Capoeira.

Tradicionalmente voltado para capoeira, a atual edição do evento amplia seu olhar e, já no primeiro dia, faz a entrega do Troféu Sankofa a 10 mestres e mestras pelo trabalho de difusão e preservação da capoeira, frevo, maculelê, samba e repente no Brasil e no mundo.

A primeira atividade do dia (quarta-feira, 22) é o Painel “Heróis Populares”, 17h, com a presença de Mestre Sabiá, idealizador do evento, Sebastião Soares, diretor de Promoção das Culturas Populares do Ministério da Cultura (MINC), e mediação do poeta e pesquisador James Martins. Com acesso gratuito a toda programação, O VI Rede Capoeira é uma realização do Projeto Mandinga (@projetomandinga) com patrocínio do Instituto Cultural Vale (@institutoculturalvale) via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Em seguida, às 18h30, tem início um momento muito aguardado, a homenagem e entrega de Troféu Sankofa, reconhecendo como Heróis e Heroínas Populares os emblemáticos capoeiristas octogenários Mestre Nô, Mestre Virgílio da Fazenda Grande, Mestre Baiano, Mestre Fernando e Mestre Boa Gente; a aclamada sambadeira Dona Santinha e o Mestre Walmir Lima, integrante da chamada “primeira geração” do samba de Salvador; o músico Mateus Aleluia, grande símbolo de resistência e sabedoria; a passista de frevo mais antiga do país, Zenaide Bezerra; e o cordelista e repentista nordestino Mestre Bule-Bule.

Já com o merecido título de herói popular, o cantor e compositor Mateus Aleluia, às 20h30, realiza o show de lançamento oficial do evento que, desde que aconteceu pela primeira vez, transforma Salvador num ponto de encontro mundial da capoeira, com mais de 2 mil capoeiristas, entre mestres e praticantes, reunindo-se para participar de oficinas, rodas e painéis, no intuito de praticar, celebrar, discutir e honrar essa luta ancestral. O VI Rede Capoeira vai até sábado (25).

Sankofa, nome dado ao troféu, é um ideograma africano representado por um pássaro com a cabeça voltada para trás, que representa o retorno ao passado para ressignificar o presente e construir o futuro.

Programação completa:
https://docs.google.com/document/d/1ZgaELiFl1Gzn04C-0iHW-pqWUBoNE07b23DpnaY4NC0/edit?tab=t.0

SERVIÇO
VI Rede Capoeira – Heróis Populares
Quando: 22 a 25 de janeiro de 2025
Onde: Doca 1 – Polo de Economia Criativa
Endereço: Avenida da França, S/N – Comércio, Salvador – BA, 40010-000 (ao lado do Terminal Turístico Náutico de Salvador)
Instagram: @doca1ssa
Entrada gratuita
Mais informações através desse link.