Há uma década, o Instituto Hebrom Simas se tornou um farol de esperança e transformação para comunidades em situação de vulnerabilidade social. Sob a liderança de Sérgio Simas, o instituto já beneficiou mais de 20 mil pessoas, impactando diretamente a vida de crianças, adolescentes, idosos e famílias em bairros como Federação, Vale das Pedrinhas e Valéria, em Salvador, além de atuar no Amazonas.
O início de uma missão
A história do Instituto começou em 2010, quando Sérgio Simas, então subtenente do Exército Brasileiro, servia na cidade de Tefé, no Amazonas. O encontro com a dura realidade dos ribeirinhos acendeu o desejo de atuar em causas sociais, e assim ele começou a doar cestas básicas. Em 2013, ao ser transferido para Salvador, trouxe consigo esse propósito, expandindo sua missão para ajudar crianças, adolescentes, idosos e comunidades em situações de vulnerabilidade no sertão nordestino. Nas palavras de Simas: “Ajudar o próximo é um chamado de Deus. Doar é um ato de amo”, explica.
Atualmente, o Instituto Hebrom Simas, uma associação beneficente sem fins lucrativos, oferece projetos que vão desde o reforço escolar e aulas de inglês até atividades de esporte e atendimento psicológico.
Projetos que fazem a diferença
Entre os projetos de destaque está o Leitura Encantada Itinerante, que leva o prazer da leitura a crianças e adolescentes, incentivando a educação e o desenvolvimento pessoal por meio da literatura. Outros projetos, como o Bola da Vez, leva esperança através do futebol; já o reforço escolar atua como uma ferramenta para reduzir a evasão escolar e promover a autonomia dos jovens.
Para Flávia Correia, enfermeira voluntária no Instituto, a experiência vai além da atuação profissional. “O voluntariado é uma missão. Essa atuação fortalece a humanização e os valores voltados à área da saúde”, afirma. Flávia, que já participou de edições da Feira de Saúde, uma das ações de grande impacto do instituto.
Leia também: Programa de voluntariado e instituição beneficiam pessoas com deficiência
A força do voluntariado
Com uma rede sólida de voluntários, o Instituto Hebrom Simas não só provê assistência, mas também acolhe aqueles que desejam doar tempo e conhecimento. O trabalho com crianças, jovens e idosos é feito por pessoas apaixonadas por transformar a realidade local. Com uma linha de atuação estruturada em educação, esporte, cultura e cidadania, o Instituto Hebrom Simas continua crescendo. A presença no Amazonas, onde ajuda comunidades ribeirinhas e indígenas, reforça o compromisso de Simas e sua equipe em transformar vidas onde quer que estejam.
Ao longo desses 10 anos, o Instituto não apenas levou serviços essenciais a quem mais precisa, mas também construiu uma rede de solidariedade que abraça tanto os beneficiados quanto os voluntários que se unem à causa. “Nosso objetivo é proporcionar ferramentas que ajudem no desenvolvimento humano e social. Contamos com a ajuda de todos para que possamos continuar ampliando nosso alcance”, finaliza Sérgio Simas.
O trabalho do Instituto Hebrom Simas é um exemplo de como ações solidárias podem transformar comunidades inteiras e resgatar a esperança de milhares de pessoas. Com um futuro promissor pela frente, o instituto continua fazendo a diferença, sempre com o foco no amor ao próximo.