Agosto é um mês especial no calendário de conscientização, onde diferentes cores representam causas fundamentais para a saúde e o bem-estar. Neste ano, destacam-se três campanhas importantes: o Agosto Dourado, que promove o aleitamento materno; o Agosto Verde Claro, focado na conscientização sobre os linfomas; e o Agosto Lilás, dedicado ao combate à violência contra a mulher. Essas campanhas buscam elevar a visibilidade das causas e incentivar ações práticas que podem salvar vidas e promover mudanças significativas na sociedade.
Agosto Dourado: campanha incentiva o aleitamento materno
O Agosto Dourado é dedicado a promover o aleitamento materno, uma prática vital para a saúde dos bebês e das mães. A cor dourada foi escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como símbolo do “alimento de ouro” que é o leite materno. No Brasil, essa campanha é amparada pela Lei Federal n° 13.345 de 2017 e reforça a importância de amamentar até os 2 anos ou mais, sendo exclusivo até os 6 meses de idade. A “hora de ouro”, o primeiro contato entre mãe e bebê após o nascimento, é um momento crucial para o vínculo e a saúde de ambos.
Agosto Verde Claro: alerta para o câncer de linfomas
O Agosto Verde Claro tem como foco a conscientização sobre os linfomas, um tipo de câncer que afeta o sistema linfático. A campanha alerta para a importância do diagnóstico precoce, que pode elevar as chances de cura, atualmente em 72% após cinco anos de tratamento. Sintomas como ínguas indolores no pescoço, perda de peso e febre persistente devem ser observados com atenção. Com cerca de 12.040 novos casos esperados por ano no Brasil, a conscientização e o conhecimento são fundamentais para salvar vidas.
Agosto Lilás: enfrentamento à violência contra a mulher
O Agosto Lilás marca o combate à violência contra a mulher, em alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha. A campanha é uma oportunidade para reforçar a importância de denunciar e combater todas as formas de violência, que se intensificaram durante a pandemia. Com debates, iluminações de monumentos e ações educativas, a campanha nacional busca sensibilizar a sociedade para o enfrentamento dessa grave questão social, que afeta milhões de mulheres em todo o país.
Agosto Branco: conscientização sobre o câncer de pulmão
A campanha Agosto Branco objetiva a conscientização sobre o câncer de pulmão. As estimativas de câncer de traqueia, brônquio e pulmão para o triênio de 2023 a 2025 são de 32.560 novos casos por ano, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde. Somente no estado do Rio de Janeiro, o número estimado de casos de tumores de traqueia, brônquios e pulmão, para cada ano do triênio 2023-2025, é de três mil novos pacientes, sendo 1.550 entre os homens e 1.450 entre as mulheres.