As escolas da rede estadual da Bahia têm até o dia 1º de setembro de 2025 para inscrever seus estudantes na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF), considerada a maior competição de educação financeira do Brasil.
Leia também: Confira a seleção de livros sobre educação financeira e finanças pessoais
A iniciativa é gratuita e voltada para estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio completo. A prova será realizada de forma on-line, no dia 9 de setembro, e o resultado final será divulgado em 30 de outubro.
Educação financeira como ferramenta de transformação
A OLITEF é promovida pelo Tesouro Nacional, em parceria com a B3 e apoio do Ministério da Educação. O objetivo da olimpíada é incentivar o aprendizado sobre finanças pessoais, economia e investimentos entre crianças e adolescentes da rede pública, fortalecendo a cultura da educação financeira nas escolas.
Premiações para estudantes, escolas e educadores
A competição irá premiar os 10 mil estudantes com melhor desempenho. Além disso, 54 escolas públicas serão sorteadas para receber kits de infraestrutura e mobiliário no valor de R$ 100 mil cada. Educadores também serão contemplados: professores e diretores das escolas participantes ganharão R$ 8 mil em premiação individual.
Como realizar a inscrição dos alunos
O processo de inscrição deve ser feito pelo site oficial da OLITEF: www.olitef.com.br, por meio da plataforma UpMat Educacional. O cadastro pode ser realizado manualmente ou por planilha. A responsabilidade pela inscrição é de diretores, coordenadores pedagógicos ou professores, utilizando obrigatoriamente o código MEC/INEP da escola.