A cada dia, cresce a preocupação dos tutores com a qualidade de vida de seus pets, especialmente em ambientes urbanos, onde o espaço é limitado e a rotina acelerada. Nesse cenário, a consultoria para pets se torna uma aliada essencial para promover o bem-estar dos animais e orientar os seus donos a compreender e atender as necessidades emocionais e comportamentais dos seus companheiros de quatro patas.
Leia também: Podcast “Gataiada” dá voz e defende a causa animal
Para entender melhor o assunto, o Portal A Teia entrevistou Vitor Tranzillo, especialista em consultoria para pets, ativista animal, estudante de veterinária e idealizador do Gataiada Podcast. Confira os detalhes abaixo:
Para melhorar a qualidade de vida dos pets, Vitor destaca a importância do enriquecimento ambiental: “No caso dos gatos, é essencial investir na ‘gatificação’ do ambiente, com brinquedos e acessórios que estimulem seus instintos naturais”, explica. Já para os cães, ele recomenda oferecer um espaço que combine descanso e diversão e, claro, manter os passeios diários, momentos altamente aguardados pelos cães.
Cuidado além do básico para pets
Muitos tutores ainda acreditam que suprir as necessidades dos pets resume-se a garantir comida e água. O especialista afirma que o segredo está na diversificação. “Animais, assim como nós, precisam se divertir, dormir bem, sentir-se seguros e cuidar da saúde. A consultoria ajuda os tutores a entender que esses seres também possuem sentimentos e emoções, e essas necessidades devem ser atendidas”, aponta.
Identificando e lidando com o estresse
Vitor alerta que o estresse e a ansiedade podem afetar tanto os pets quanto as pessoas, manifestando-se de várias maneiras, como lambedura excessiva, comportamento inquieto e vocalização constante. “É essencial proporcionar momentos de diversão para que os pets aliviem a ansiedade”, diz. Na consultoria, ele apresenta maneiras práticas para diminuir esses comportamentos e promover o bem-estar mental dos animais.
Acolhimento de pets resgatados
Vitor, que atua ao lado da mãe, Patrícia Tranzillo, em um projeto de resgate e adoção de gatos, enfatiza o acolhimento com amor e carinho como primeiro passo para pets resgatados. A adaptação dos animais requer paciência e um ambiente seguro, com silêncio e aconchego. Além disso, ele recomenda cuidados essenciais, como vermifugação, desparasitação, e exames específicos, que garantem que o pet resgatado se integre de forma saudável ao novo lar.
Construindo um vínculo duradouro com seu pet
Para fortalecer o vínculo entre tutor e pet, o especialista destaca a importância de respeitar o tempo e os limites dos animais. “Muitos tutores esperam que os pets correspondam às suas expectativas. A consultoria comportamental ensina o tutor a valorizar o animal como ele é, proporcionando uma convivência harmoniosa e feliz”, ressalta.
Um projeto de amor e dedicação
Vitor e Patrícia compartilham um trabalho inspirador e dedicado ao acolhimento de gatos abandonados. Há 14 anos, mãe e filho dedicam-se a oferecer abrigo, alimentação e encontrar lares responsáveis para esses animais, realidade que é divulgada no Instagram Adote Um Gato de Rua (@adote1gatoderua). Com mais de 7 mil seguidores, a página permite que eles busquem doações e a chance de novos lares para os bichanos.