Erro ou estelionato? Coelba esclarece envio de duas contas e reacende alerta sobre golpes online O susto foi grande: consumidores em Salvador se depararam com duas contas de luz com o mesmo valor e período de consumo. A suspeita de golpe logo se espalhou pelas redes sociais. Segundo a Neoenergia Coelba, o problema foi um erro pontual no código QR Code do Pix das faturas emitidas em julho — e não um caso de estelionato amoroso ou golpe financeiro deliberado.
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O que aconteceu com as contas da Coelba?
Entre os dias 16 e 22 de julho, a Neoenergia Coelba reemitiu faturas com QR Code Pix corrigido, após identificar que os códigos anteriores estavam com erro e não permitiam o pagamento. O valor e o período de consumo não foram alterados, mas a existência de uma segunda conta gerou confusão e desconfiança entre os consumidores.
Segundo a empresa:
- Quem pagou a conta com valor duplicado será ressarcido com crédito na próxima fatura.
- Quem pagou valor menor terá o saldo restante cobrado nos próximos dois meses.
- Todos os clientes foram avisados pela própria conta de energia, e-mail ou telefone.
Fraudes digitais cresceram quase 50% em 2024
O episódio levanta uma preocupação maior: o crescimento de golpes e fraudes digitais no Brasil. De acordo com a Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor, os crimes virtuais cresceram 47% neste ano, com foco principalmente em pessoas com menor acesso a informação, que recebem links, boletos ou QR Codes falsos por e-mail, redes sociais ou WhatsApp.
Como se proteger de golpes pela internet
- Desconfie de mensagens pedindo dinheiro, mesmo que pareçam vir de amigos, parentes ou empresas.
- Evite clicar em links ou baixar arquivos enviados por desconhecidos.
- Confira sempre os dados antes de pagar uma conta. Use os canais oficiais da empresa.
- Não compartilhe dados pessoais por mensagem.
- Mantenha seu cadastro atualizado com empresas como a Coelba para receber avisos importantes.
Canais oficiais da Coelba
Se ainda estiver em dúvida sobre sua conta de luz, entre em contato pelos canais oficiais:
- Aplicativo: Neoenergia SA;
- Site: www.neoenergia.com;
- Central gratuita: 116;
- WhatsApp: (71) 3370-6350;
- Lojas presenciais da distribuidora.
Com o aumento dos golpes virtuais, a atenção virou ferramenta de proteção. Mesmo erros técnicos, como o da Coelba, podem ser aproveitados por golpistas que se aproveitam do medo e da confusão. Em caso de dúvida, sempre procure os canais oficiais antes de fazer qualquer pagamento.
Foto: Divulgação/Coelba