Delícia para os olhos e sucesso garantido nas redes sociais, o famoso morango do amor — bombom de morango coberto por caramelo duro — virou febre. Mas, segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o doce pode se transformar em pesadelo para a saúde bucal.
Fique informado clicando aqui!
Risco real: dentes quebrados e próteses danificadas
Nos últimos dias, viralizaram vídeos mostrando pessoas que quebraram dentes ou lentes de contato dental ao morder a casquinha dura do caramelo. Outros perderam contenções ou próteses que ficaram grudadas no doce.
“Alimentos duros e pegajosos oferecem risco elevado de fraturas dentárias e danos em aparelhos ou próteses”, informou o CFO em nota oficial.
A cirurgiã-dentista Alexandra Areco, de Santos (SP), afirmou ao G1 que atendeu sete pacientes com fraturas em restaurações, coroas protéticas e próteses totais (dentaduras), todos após consumirem o “morango do amor”. Segundo ela, os casos foram registrados até o dia 30 de julho e envolvem pessoas de diferentes idades, de crianças a idosos — incluindo tanto pacientes que fazem revisões regulares quanto aqueles que procuraram o consultório em caráter emergencial.
Quem tem aparelho, facetas ou próteses: atenção redobrada
Pessoas que utilizam aparelhos ortodônticos, próteses removíveis ou fixas, e facetas dentárias devem evitar o consumo do doce.
“O caramelo gruda com força e pode arrancar dispositivos da boca. Dependendo do caso, o dano é irreversível e ainda pode causar lesões internas”, alerta o conselho.
Como consumir com mais segurança?
Para quem não quer abrir mão do docinho:
- Prefira partes mais finas da cobertura de caramelo;
- Use os dentes de trás (molares) para mastigar — eles são mais fortes;
- O ideal é quebrar a casquinha com uma faca e colocar pedaços pequenos na boca.
Açúcar alto = perigo de cáries
Além dos riscos físicos, o morango do amor é rico em açúcar. O consumo frequente contribui para o surgimento de cáries e problemas na gengiva.
Dica de ouro: escove os dentes logo após comer e não esqueça de usar fio dental, principalmente para remover os resíduos grudentos do caramelo.
Em caso de acidente, procure ajuda imediata
Se você quebrar um dente ou tiver qualquer problema ao comer o doce, procure um consultório odontológico o quanto antes para evitar complicações.
Foto: Alexandra Areco e Maíra Tozzi Cardinali dos Santos/Arquivo pessoal