Na busca pelo emagrecimento saudável, muitas pessoas se veem perdidas em um mar de dietas restritivas e promessas milagrosas. Para esclarecer o processo, entrevistamos a nutricionista Josiane Couto, especialista em nutrição clínica; vigilância sanitária, e qualidade de alimentos, que apresenta orientações valiosas para quem deseja perder peso de forma saudável.
Alimentação equilibrada
Comer de tudo, sem restrições severas, é uma abordagem saudável e sustentável para o emagrecimento. Priorizar opções saudáveis, como frutas, verduras e legumes, permite que o corpo receba uma variedade de nutrientes essenciais para o bem-estar geral. É o que explica a nutricionista. “A mudança mais importante é a reeducação alimentar. Devemos evitar dietas muito restritivas que acabam sendo difíceis de manter e podem causar prejuízos à saúde. Uma alimentação equilibrada deve incluir proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis, além de vitaminas e minerais essenciais”, explica.
Dormir Bem
Outro pilar do emagrecimento saudável é o sono adequado. Dormir bem ajuda a regular hormônios que controlam a fome e a saciedade. A privação de sono pode levar ao aumento da fome e do desejo por alimentos calóricos, dificultando a perda de peso. A recomendação é criar uma rotina de sono, dormir entre 7 a 9 horas por noite e evitar o uso de eletrônicos como celulares e notebooks antes de dormir.
Hidratação
A hidratação é um dos fatores cruciais para a saúde e o bem-estar, e seu papel no emagrecimento é frequentemente subestimado. A especialista Josiane Couto destaca a importância de manter o corpo bem hidratado para apoiar os processos metabólicos e contribuir para a perda de peso saudável. “Nosso corpo é composto por cerca de 60 – 70% de água, que ajuda na otimização de vários processos metabólicos, como reações intra e extracelulares. Uma boa hidratação pode estar associada à perda de peso, juntamente com a prática de hábitos saudáveis. A média estimada para o consumo de água para pessoas adultas é de 2,7 litros para mulheres e 3,7 litros para homens, considerando água e outros líquidos ingeridos ao longo do dia”, argumenta.
Atividades Físicas
Praticar atividades físicas regularmente ajuda a queimar calorias, fortalecer os músculos e acelera o metabolismo. Com isso, há o aumento da massa muscular e a perda de peso gradualmente. Além disso, a atividade física regular contribui para a saúde cardiovascular, fortalece os ossos e reduz o risco de diversas doenças crônicas. O ideal é encontrar uma atividade que você goste e praticá-la frequentemente, seja caminhada, corrida, artes marciais, ciclismo, musculação ou qualquer outra. O importante é manter o corpo em movimento, garantindo uma vida mais ativa e saudável.
Substituição de alimentos ultraprocessados por saudáveis
A nutricionista salienta a importância da saúde intestinal e sugere intervenções alimentares para melhorá-la: “O intestino abriga uma vasta quantidade de bactérias benéficas que influenciam a saúde geral e o comportamento alimentar. Para melhorar essa atuação das bactérias benéficas e apoiar a perda de peso, sugiro a substituição de alimentos ultraprocessados por opções in natura e minimamente processadas. Antioxidantes e anti-inflamatórios, como vitaminas do complexo B, E, C, D, e minerais como o zinco, são essenciais. Alimentos como peixes ricos em ômega-3, fibras alimentares e prebióticos, encontrados em frutas, verduras, oleaginosas, abacates, azeite de oliva e leguminosas, são ótimos para a saúde intestinal e devem ser priorizados”, aconselha.