O teleférico do Subúrbio de Salvador deve transformar a mobilidade urbana na capital baiana, reduzindo o tempo de deslocamento de moradores de bairros como Alto da Terezinha, Rio Sena e Plataforma em mais de 1 hora. As obras estão previstas para começar no primeiro semestre de 2026 e terão prazo estimado de três anos para conclusão.

Atualmente, o trajeto entre essas regiões e a estação de metrô de Águas Claras leva de 1h a 1h30. Com o novo sistema de transporte, o percurso será feito em apenas 18 minutos. A informação foi confirmada pela presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofiel.

Como será o teleférico do Subúrbio de Salvador

O projeto prevê um trajeto de 4,3 quilômetros, ligando Praia Grande a Campinas de Pirajá, com quatro estações:

  • Campinas de Pirajá (ao lado da estação do metrô);
  • Centro de Pirajá;
  • Rio Sena (dentro do Projeto Mané Dendê);
  • Praia Grande.

No total, serão 27 torres, com altura máxima de 45 metros em alguns trechos. O teleférico funcionará todos os dias da semana, com tarifa integrada ao sistema de transporte público atual.

Segundo a FMLF, o projeto será entregue à Superintendência de Obras Públicas (Sucop) até o final deste mês. Além da construção, será desenvolvido um trabalho social para apresentar o modal à população das comunidades beneficiadas.

Capacidade e operação

As cabines serão projetadas para transportar até 10 passageiros cada, com capacidade estimada de 4 mil pessoas por hora nos dois sentidos. O número total de cabines será definido após o processo de licitação.

Impacto no transporte de Salvador

O teleférico do Subúrbio é considerado um modal complementar que promete integrar bairros de difícil acesso ao transporte de massa, ampliando a conexão com o metrô e reduzindo significativamente o tempo de viagem. A expectativa é que o sistema melhore a qualidade de vida da população e reduza a sobrecarga em outros modais.