A BYD apresentou oficialmente a Super e-Platform, plataforma elétrica que promete transformar o mercado de veículos elétricos. Com um carregamento ultrarrápido, a novidade permite abastecer 400 km de autonomia em apenas 5 minutos – o mesmo tempo que um carro a combustão leva para ser reabastecido.
Leia também: Especialista dá dicas para compra de carro seminovo “sem surpresas”
A tecnologia atinge uma potência de carregamento de 1 megawatt (1.000 kW), o maior já registrado para veículos de produção em massa. Isso significa uma velocidade impressionante de 2 km de autonomia a cada segundo de carga.
Inovação que acelera o futuro
A Super e-Platform estreia em abril na China com os modelos Han L e Tang L (Tan no Brasil). Segundo Wang Chuanfu, CEO da BYD, a solução definitiva para a popularização dos elétricos é garantir que o carregamento seja tão rápido quanto abastecer um carro a gasolina.
“Com essa tecnologia, estamos eliminando uma das últimas barreiras para a adoção em massa dos veículos elétricos. A recarga rápida permitirá que os motoristas aproveitem os benefícios da eletrificação sem abrir mão da praticidade”, afirmou.
A expectativa é que os clientes tenham acesso à nova tecnologia ainda este ano, conforme a expansão da infraestrutura de recarga e a chegada dos novos modelos ao mercado global.
Para alcançar esse desempenho, a nova plataforma opera com um sistema de alta tensão de 1.000V, elevando componentes como bateria, motor e alimentação elétrica a esse patamar. Além disso, a BYD lançou uma bateria especial com canais ultrarrápidos para íons, reduzindo em 50% a resistência interna e permitindo uma corrente de carga recorde de 1.000 amperes.
Carregadores mais rápidos e motor mais potente
A BYD também desenvolveu um terminal de carregamento ultrarrápido de megawatt, com resfriamento líquido e potência máxima de saída de 1.360 kW. A empresa prevê a construção de mais de 4.000 estações de recarga na China para dar suporte à nova tecnologia.
Outro destaque da Super e-Platform é o motor elétrico de 30.000 rpm, que não só aumenta a velocidade do veículo, mas também reduz peso e tamanho em relação a motores convencionais. A nova geração de chips de carbeto de silício (SiC) garante mais eficiência e estabilidade ao sistema.