Primeiro evento oficial do novo treinador da Amarelinha contou com boas-vindas de grandes personalidades do esporte brasileiro
Carlo Ancelotti foi apresentado oficialmente como o novo treinador da Seleção Brasileira e anunciou sua primeira convocação à frente da Amarelinha na tarde desta segunda-feira (26), no Rio de Janeiro. A lista divulgada será para os jogos contra Equador, no dia 5 de junho, e Paraguai, no dia 10, pelas Eliminatórias da Copa de 2026.
Treinador do Ano de 2024 pela FIFA, campeão de cinco Champions League e o único técnico a conquistar as cinco principais ligas nacionais da Europa (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França)… Estas são algumas das alcunhas que o descrevem, mas não expressam o tamanho do nome que tem o desafio de dirigir o Brasil rumo à conquista do hexacampeonato mundial.
Apesar do currículo repleto de títulos, seja como jogador, seja como treinador, o italiano, de 65 anos, explicou que chegar à Seleção Brasileira é um sonho realizado.
“É uma honra, é um orgulho comandar a Seleção Brasileira, que é a melhor do mundo. Eu tenho adiante um grande trabalho, e estou muita animado e otimista de que o Brasil volte a ser campeão. Vamos juntos, precisamos de todos vocês, eu fui recebido aqui com muito carinho. É a minha primeira convocação e estou muito contente. Realmente, estou muito animado e acho que vamos fazer um trabalho de muita responsabilidade. Agradeço a CBF por me trazer aqui. Agradeço ao Real Madrid por me dar esta oportunidade de negociar com a CBF. Eu estou muito contente, muito feliz”, disse Ancelotti.
Além da capacidade à beira do gramado, Ancelotti conta com a experiência de já ter trabalhado com vários campeões brasileiros, tanto de gerações anteriores, como Kaká, Dida, Cafu, Rivaldo, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Belletti e Roque Jr., quanto de grandes nomes mais recentes, a exemplo de Vini Jr., Casemiro, Rodrygo, Marcelo, Thiago Silva, David Luiz, Lucas Moura, Eder Militão e Richarlison, entre outros.
Em um hotel localizado na Zona Oeste da capital carioca, a CBF preparou um grande evento para um dos maiores e mais vitoriosos da história do futebol. A cerimônia teve vídeos de boas-vindas de personalidades icônicas do futebol e do esporte brasileiro, entre as quais o comandante do Tetra, Carlos Alberto Parreira, e a presença do líder do Penta, Luiz Felipe Scolari, o Felipão.
Eleitos no domingo (25), o presidente da CBF, Samir Xaud e os oito vice-presidentes da entidade estiveram presentes na solenidade: Michelle Ramalho, Ednailson Rozenha, Fernando Sarney, Flávio Zveiter, Gustavo Dias Henrique, José Vanildo, Ricardo Gluck Paul e Rubens Angelotti. Dirigentes de clubes também participaram.
O primeiro compromisso de Ancelotti teve massiva presença de jornalistas brasileiros e estrangeiros. Mais de 200 profissionais, de diversos países diferentes, fizeram a cobertura do evento.
Veja a lista de convocados:
Goleiros
Alisson (Liverpool)
Bento (Al-Nassr)
Hugo Souza (Corinthians)
Defensores
Alex Sandro (Flamengo)
Alexsandro (Lille)
Beraldo (PSG)
Carlos Augusto (Inter de Milão)
Danilo (Flamengo)
Léo Ortiz (Flamengo)
Vanderson (Mônaco)
Wesley (Flamengo)
Marquinhos (PSG)
Meio-campistas
Andreas Pereira (Fulham)
Andrey Santos (Strasbourg)
Bruno Guimarães ( Newcastle)
Casemiro (Manchester United)
Ederson (Atlanta)
Gerson (Flamengo)
Atacantes
Antony (Betis)
Estevão (Palmeiras)
Martinelli (Arsenal)
Matheus Cunha (Wolverhampton)
Raphinha (Barcelona)
Richarlison (Tottenham)
Vinícius Junior (Real Madrid)
Fonte: CBF – Foto: Rafael Ribeiro/CBF