Quem já enfrentou uma dor de dente sabe que a urgência não escolhe hora. Com isso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador disponibiliza atendimento odontológico de emergência em 11 unidades de saúde espalhadas pela cidade. O serviço 24 horas está disponível na Unidade de Atendimento Odontológico (UAO) do Dique do Tororó e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Hélio Machado, em Itapuã. Além dessas, outras nove UPAs oferecem atendimento das 7h às 19h, em bairros como Brotas, Vale dos Barris, San Martin, Pirajá/Santo Inácio, Paripe, Parque São Cristóvão, Periperi, Valéria, Santo Antônio (Cidade Baixa) e Pernambués.
A coordenadora da Saúde Bucal da SMS, Mylena Leal, destaca a importância desse suporte: “Emergências odontológicas exigem uma resposta rápida. Estamos nas UPAs para garantir a primeira assistência e avaliar a necessidade de encaminhamento para unidades especializadas. Nosso objetivo é resolver o problema o quanto antes, evitando complicações maiores”.
A gerente de Urgência e Emergência da SMS, Camilla Cumming, reforça a relevância do serviço: “O atendimento rápido pode evitar que problemas odontológicos simples evoluam para casos graves. Quanto mais cedo o paciente é atendido, maiores as chances de recuperação sem sequelas”.
Atendimento especializado para emergências odontológicas
Os dentistas dessas unidades atendem pacientes com dor aguda, infecções dentárias e bucofaciais, inflamação na polpa dentária, hemorragias gengivais, traumas, fraturas e luxações da articulação temporomandibular (ATM). Além disso, são realizados exames como radiografias, drenagens de abscessos, reimplantes dentários e contenção de dentes traumatizados.
Paloma Sousa, moradora de Brotas, é uma das pacientes que aprovam o atendimento na UAO do Dique do Tororó: “Estava com uma dor insuportável e fui muito bem atendida. O dentista foi atencioso, me explicou tudo e, o melhor, fez os exames sem causar dor – algo raro!”.
De acordo com Jéssica Porto, gerente da UAO do Dique, a unidade recebe cerca de 100 pacientes por dia. “O movimento é intenso durante o dia, e à noite, mesmo com uma demanda menor, mantemos o atendimento 24 horas, garantindo que ninguém fique sem suporte”, afirma Jéssica.
Seja qual for a necessidade, a rede municipal de Salvador está preparada para atender e garantir que dores e emergências dentárias não sejam motivo de preocupação para a população.