Quem é a Geração Z?
A Geração Z abrange os nascidos entre 1995 e 2010 (ou entre 1997 e 2010, dependendo da referência). No Brasil, essa faixa etária representa mais de um quinto da população, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com acesso facilitado à internet desde a infância, esses jovens têm um perfil altamente conectado e digital.
Leia também: Onde assistir animes em português: opções gratuitas e seguras
Comportamento Digital da Geração Z – como eles usam as redes sociais?
Um levantamento do Grupo Waffle revelou que 38% dos jovens da Geração Z passam entre 4 e 7 horas diárias nas redes sociais. O Instagram lidera como a plataforma preferida desse público, seguido pelo TikTok e YouTube. Além de consumir conteúdo, muitos jovens dessa geração utilizam as redes sociais para buscar informações, interagir com marcas e influenciadores e até mesmo aprender novas habilidades.
Relação da Geração Z com o consumo – O que e como compram?
Os jovens da Geração Z já representam uma fatia significativa do mercado consumidor. Dados do Banco Central indicam que mais de 26 milhões deles têm conta bancária e estão começando a ter autonomia financeira. No entanto, o custo de vida preocupa essa geração. Relatórios da Deloitte apontam que a principal preocupação financeira dos zoomers é a dificuldade em economizar dinheiro.

Além disso, a Geração Z prioriza marcas socialmente responsáveis e ambientalmente sustentáveis. Uma pesquisa do UOL e MindMiners revelou que 59% dos jovens consideram a publicidade relevante, especialmente quando alinhada aos seus valores. O uso de influenciadores digitais na comunicação das marcas também se mostra uma estratégia eficaz, visto que 67% dessa geração segue criadores de conteúdo.
Consumo de conteúdo e entretenimento – O que prende a atenção dos jovens?
Os vídeos são um dos principais formatos consumidos pela Geração Z. Segundo a pesquisa da MindMiners para o UOL:
- 72% assistiram a filmes nos últimos três meses;
- 66% assistiram a séries;
- 64% consumiram Stories no Instagram;
- 63% assistiram a vídeos curtos em plataformas como TikTok e Reels.
Embora sejam adeptos do digital, os zoomers ainda consomem mídias tradicionais. Um estudo da Kantar IBOPE Media revelou que um quarto dos ouvintes de rádio no Brasil tem menos de 30 anos. A televisão, por sua vez, continua sendo o principal meio para assistir a filmes e séries.
Interesses e expectativas para o futuro – O que move a Geração Z?
Os principais interesses da Geração Z incluem:
- Música (58%);
- Humor (51%);
- Jogos (45%);
- Cinema (42%).
Quando o assunto é informação, os temas mais buscados são tecnologia (42%), educação (32%) e empreendedorismo (22%). Além disso, muitos jovens desse grupo demonstram interesse por saúde e bem-estar (39%), beleza (37%) e desenvolvimento pessoal (29%).
Em relação ao futuro profissional, um levantamento do Instituto da Oportunidade Social (IOS) revelou que 64% da Geração Z deseja se tornar líder na área em que estudam, e 40% querem empreender. As áreas de tecnologia, marketing, publicidade e administração se destacam como as mais desejadas pelos jovens.
Legado da Geração Z e seu impacto no mundo
A Geração Z é altamente conectada, exigente e consciente sobre seu impacto no mundo. Suas preferências moldam tanto o mercado de consumo quanto as tendências de conteúdo digital. Empresas que desejam se comunicar com esse público precisam investir em autenticidade, responsabilidade social e formatos interativos para conquistar a atenção dessa nova geração.
Leia também: