A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), alerta os soteropolitanos que ainda não quitaram a cota única ou a primeira parcela do IPTU sobre a proximidade das datas de pagamento. De acordo com o levantamento realizado pela Sefaz, cerca de 420 mil boletos, o que representa 72% dos elegíveis, têm o vencimento do imposto agendado para o dia 5 de fevereiro, próxima quarta-feira.
Leia também: Desconto especial de 15% para pagamento antecipado do IPVA vai até 7 de fevereiro
O pagamento pode ser feito diretamente no site sefaz.salvador.ba.gov.br, por meio da ferramenta Pague Fácil, ou em terminais de autoatendimento, agências bancárias credenciadas, casas lotéricas e internet banking. A Sefaz reforça que quem optar por quitar o IPTU em cota única até a data de vencimento terá direito a um desconto de 7%. No total, mais de 553 mil munícipes foram notificados em 2025.
Caso ainda não tenha recebido a guia de pagamento, o contribuinte pode emitir a segunda via no site da Sefaz, na aba “Emissão da 2ª via do IPTU/TRSD”, ou presencialmente em um dos postos de atendimento espalhados pela cidade.
Outros vencimentos – o vencimento da cota única ou da primeira parcela ocorre no dia escolhido pelo contribuinte, podendo variar entre 1º e 28 de fevereiro. Além do dia 5, há um volume significativo de boletos com vencimento programado para os dias 10 e 16 deste mês.
Segundo dados da Sefaz, cerca de 55 mil contribuintes (9,5%) têm vencimento marcado para o dia 10, enquanto outros 54 mil (9,4%) devem efetuar o pagamento até o dia 16. Por isso, é fundamental ficar atento à data indicada na guia de pagamento.
Os munícipes devem ficar atentos para evitar transtornos com o não pagamento do imposto. Além de juros e multas, a dívida pode gerar consequências mais severas, como a negativação do nome e até a penhora do imóvel.
Realizações – O valor arrecadado com o IPTU foi utilizado para investimento na capital baiana. De acordo com a Prefeitura, com esses recursos, foram realizadas importantes obras, como a construção dos hospitais municipais Veterinário e do Homem, da Escola Municipal D. Maria Emília Gadêlha Vianna, no Subúrbio, e a nova orla de Pituaçu, além da revitalização de encostas. Outros investimentos abraçaram projetos voltados à moradia, saúde e a prática da atividade física.