O Japão se tornou a primeira seleção a se juntar aos coanfitriões Canadá, México e EUA na Copa do Mundo da FIFA 26™. Agora o torneio tem quatro de suas 48 nações definidas. A equipe nipônica vem sendo dominante nestas eliminatórias asiáticas e assegurou sua classificação nesta quinta-feira com uma vitória por 2 a 0 sobre o Bahrein, em Saitama. Os gols foram de Daichi Kamada e Takefusa Kubo, ambos no segundo tempo.
O triunfo levou os Samurais Azuis a 19 pontos na terceira fase e já sabe que vai terminar a terceira fase entre os dois primeiros colocados do Grupo C com três rodadas de antecedência. Isso lhe valeu uma das oito vagas diretas reservadas ao continente asiático.
Dirigido pelo técnico Hajime Moriyasu, o Japão venceu seis das sete partidas das eliminatórias na terceira fase até o momento, perdendo pontos apenas no empate por 1 a 1 com a Austrália na quarta rodada em outubro de 2024. Ao todo, a seleção marcou 24 gols e sofreu apenas dois.
A Austrália está na segunda colocação do Grupo C, com dez pontos. Arábia Saudita, Bahrein e Indonésia são os demais concorrentes. O torneio de 2026 marcará a oitava Copa do Mundo consecutiva do Japão. A estreia deles na competição foi em 1998, quando foram eliminados na fase de grupos após três derrotas consecutivas.
Eles chegaram às oitavas de final em quatro ocasiões – como coanfitriões em 2002 e, depois, em 2010, 2018 e 2022.
O Japão teve um torneio particularmente memorável no Catar, avançando em um grupo desafiador que tinha Alemanha, Espanha e Costa Rica. Eles celebram vitórias dramáticas de 2 a 1 sobre a dupla europeia. Nas oitavas de final, porém, eles caíram diante da experiente Croácia, nos pênaltis.
Considerando seu desempenho arrasador durante as eliminatórias desta vez e seu histórico recente contra pesos pesados europeus, o Japão chegará em alta à Copa do Mundo que será disputada de 11 de junho a 19 de julho de 2026.
Fonte: Fifa