Nos dias 3 e 10 de novembro de 2024, datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o transporte público de Salvador operará em esquema especial. Com essa operação, a capital baiana se prepara para apoiar os estudantes no trajeto ao Enem, garantindo maior flexibilidade e alternativas para que todos possam comparecer aos locais de prova.
Metrô
O Metrô de Salvador e Lauro de Freitas será gratuito exclusivamente para os estudantes inscritos no Enem, oferecendo uma opção econômica e rápida para o deslocamento. Para acessar a gratuidade, os candidatos devem apresentar um documento oficial com foto e o cartão de inscrição do Enem nas catracas das estações. A gratuidade estará ativa durante todo o funcionamento do metrô nos dois domingos de prova, das 5h às 23h.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, a medida “visa apoiar o direito de ir e vir dos estudantes, oferecendo condições para que todos possam comparecer ao exame sem custos de transporte”. A previsão é de que o maior movimento ocorra entre duas horas antes da abertura dos portões, ao meio-dia, e duas horas após o encerramento das provas.
Reforço nos ônibus e no BRT
O transporte por ônibus e BRT manterá a cobrança normal de tarifa, mas com reforço de veículos em linhas estratégicas. A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Mobilidade, aumentará a frota de ônibus, com 146 veículos extras disponíveis entre as 10h e as 18h para atender a demanda dos estudantes. Linhas que conectam as estações da Lapa, Mussurunga, Pirajá, e terminais importantes, como Águas Claras e Acesso Norte, terão maior oferta de ônibus, facilitando o trajeto para os locais de prova.
O sistema de BRT também estará em operação com frota reguladora, que incluirá quatro veículos adicionais posicionados na Estação Rodoviária para atender à demanda em horários de pico. O funcionamento do BRT será das 5h às 23h10.
Outras opções de transporte
Para quem optar por alternativas, o Plano Inclinado Gonçalves funcionará das 9h às 15h, e a travessia Ribeira-Plataforma das 7h às 19h, ampliando as opções de mobilidade pela cidade.