Para colaborar com o estoque de sangue para o período do Carnaval, a Polícia Militar da Bahia e Hemoba promovem a Campanha Trote Solidário para mobilizar os alunos dos cursos de formação e aperfeiçoamento da PM, na capital e no interior do estado, nos dias 10 a 14 de fevereiro.

Leia também: Carnaval exige atenção redobrada com o coração e o corpo

O lançamento será na próxima segunda-feira, dia 10, na Guarnição da Polícia Militar do Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, com a presença da unidade móvel (Hemóvel) de coleta onde os alunos do curso de formação de soldados da PMBA , que estão sob coordenação do CPRC-C, estarão de 8h às 17h, como voluntários para coleta de sangue e cadastro de doadores de medula óssea.

O objetivo da campanha é sensibilizar e mobilizar os alunos dos cursos de formação e aperfeiçoamento da PM e toda sociedade baiana para a importância e necessidade da doação de sangue, principalmente, no período que antecede as festas carnavalescas, quando há o aumento da demanda nas unidades hospitalares e uma diminuição no número de doações. Os doadores que participarão da campanha em todas as unidades da Hemoba devem informar o código de doação 0190.

Critérios para doação – Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior.

Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento. Doar sangue é um procedimento rápido, simples e seguro. Vale frisar que todo material utilizado para a coleta é descartável, evitando assim o risco de contaminação. Para doar, é necessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Cadastro de medula óssea – O cadastro de medula óssea pode ser feito em todos os postos de coleta da Hemoba, na capital e no interior, com a coleta de uma amostra de 5 ml de sangue. Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.

Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Unidades de atendimento – Durante o mês de fevereiro, a unidade itinerante no Shopping Bela Vista recebe doadores no horário de 9h às 18h. Já as unidades fixas funcionam com o seguinte horário: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de terça a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.

Mais informações podem ser obtidas no site da Hemoba.

Foto: Reprodução/Divulgação Assessoria