As Olimpíadas de Paris são um exemplo de sustentabilidade ao banir plásticos descartáveis. No Brasil, o Projeto de Lei (PL 2524/2022) visa reduzir esses resíduos, estabelecendo normas para a economia circular do plástico. A ONG Oceana, através da campanha “Pare o Tsunami de Plástico”, apoia a iniciativa, que busca diminuir a poluição no mar.
A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) destacou a importância do projeto durante um debate em outubro de 2023: “Além de estabelecer diretrizes para a economia circular do plástico, o PL determina ações urgentes para combater a poluição por plástico”, ressaltou.
As principais medidas do projeto incluem a proibição da fabricação, importação, distribuição, comercialização e uso de plásticos descartáveis um ano após a publicação da medida. A meta é que todas as embalagens plásticas sejam retornáveis e recicláveis até 2029. O projeto, apresentado em 2022 pelo então senador Jean Paul Prates, está agora sob a relatoria do senador Otto Alencar (PSD-BA) na Comissão de Assuntos Econômicos.
O movimento “Pare o Tsunami de Plástico” foi lançado no Salão Negro do Congresso em 2023, promovido pela Oceana, e tem recebido amplo apoio popular para a implementação do PL 2524/2022.
Com informações do Senado Federal