A Receita Federal disponibilizou a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) referente ao mês de março. O pagamento beneficiará 120.039 contribuintes, incluindo grupos prioritários e não prioritários, com um montante total de R$ 253.876.963,84.
Leia também: Malha fina: conheça os principais erros que levam à retenção da declaração do Imposto de Renda
O crédito bancário será efetuado no dia 31 de março. Desse total, R$ 168.863.669,05 serão destinados a contribuintes com prioridade legal, abrangendo:
- 3.163 idosos acima de 80 anos;
- 16.215 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 2.405 pessoas com deficiência física, mental ou doença grave;
- 4.013 contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério.
Além disso, 75.790 restituições serão destinadas a contribuintes que, embora não tenham prioridade legal, receberam preferência por utilizarem a Declaração Pré-Preenchida ou optarem pelo recebimento via PIX. Outras 18.453 restituições foram liberadas para contribuintes não prioritários.
Como consultar a restituição
Os contribuintes podem verificar se sua restituição está disponível acessando a opção “Consultar a Restituição” no site da Receita Federal, dentro do serviço “Meu Imposto de Renda”. O portal oferece consultas simplificadas e completas, incluindo o extrato de processamento da declaração por meio do e-CAC. Caso seja identificada alguma pendência, é possível retificar a declaração para corrigir informações inconsistentes.
A Receita Federal também disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones, permitindo consulta rápida sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral do CPF.
Reagendamento e resgate
A restituição é depositada exclusivamente em conta bancária de titularidade do contribuinte. Caso haja erro nos dados informados ou algum problema na conta destino, o pagamento é bloqueado por medidas de segurança. Para evitar prejuízos, a Receita Federal permite o reagendamento do crédito pelo Banco do Brasil, dentro do prazo de um ano da primeira tentativa de depósito.
O reagendamento pode ser feito pelo Portal BB ( www.bb.com.br/irpf) ou pelos telefones:
- 4004-0001 (capitais);
- 0800-729-0001 (demais localidades);
- 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).
Para solicitar o reagendamento, é necessário informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Caso o valor não seja resgatado no prazo de um ano, o contribuinte deverá solicitá-lo no Portal e-CAC, acessando “Meu Imposto de Renda” e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.