O programa Saúde nos Bairros, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue com os atendimentos à população no Imbuí até o próximo dia 8 de março, das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 7 às 16h, na Unidade Saúde da Família (USF) Imbuí, localizada na Rua Professor Jairo Simões. Somente nos dois primeiros dias de atividade no local (18 e 19), a ação beneficiou mais de 800 pessoas.

As consultas médicas, exames de imagem, de laboratório, atendimentos odontológicos, preventivo e agendamento para raio-x podem ser acessados mediante apresentação de documento oficial com foto, Cartão SUS e pedido médico. Caso o paciente não possua requisição, passará por consulta clínica no local e realizará os exames.

Moradora do Imbuí, a corretora de imóveis Rosa Belém, 46 anos, aproveitou o dia de folga do trabalho para cuidar da saúde. Graças ao Saúde nos Bairros, pode realizar em uma única manhã os exames de sangue, eletrocardiograma e ultrassonografia mamária.

Os pacientes que buscam atendimento e não possuem requisição passam por consulta clínica no local e realizam os exames. “Quem não tem pedido médico ou Cartão SUS, aqui mesmo fazemos a solicitação do cartão, marcamos a consulta e o médico atende e já pede os exames”, explica a gerente do Programa Saúde nos Bairros, Edileide Vieira.

O programa também permanece na Fazenda Grande I, na USF Yolanda Pires, na Rua Vereador Zezéu Ribeiro, 605; em Itapuã, na USF Itapuã, na Rua da Ilha; e no Vale do Matatu, na USF Vale do Matatu, na Rua Edson Saldanha, 843. Nesses locais, os serviços foram prorrogados para 8 de março.

Balanço – Iniciado em 14 de abril de 2023, o Saúde nos Bairros já percorreu mais de 130 localidades da capital, inclusive áreas remotas, a exemplo das Ilhas, garantindo a realização de mais de 1,6 milhão de procedimentos gratuitos. As unidades itinerantes contam com estrutura completa de equipamentos e profissionais capacitados, complementando os serviços oferecidos na rede municipal.