A Seleção Brasileira inicia sua caminhada na Copa América de Futsal Feminino neste sábado (22). As atletas entram em quadra às 13h15 (horário de Brasília), em busca de três pontos importantes contra a Bolívia, com transmissão ao vivo pelo SporTV.

Convocadas pelo técnico Wilson Sabóia, as jogadoras estavam concentradas em Lages, Santa Catarina, desde o dia 10 de março, se preparando para a competição. Na quarta-feira (19), a equipe disputou um amistoso contra a Seleção Catarinense e venceu por 5 a 1, com gols de Natalinha (2), Amandinha, Emilly e Lucileia. Na quinta-feira (20), a delegação deixou Lages com destino a Sorocaba (SP), sede do torneio.

Leia também: Domingo é dia de Ba-Vi: saiba onde assistir a grande final do Baianão

O treinador destacou a importância desse período mais longo de preparação.

“Esse período de treinamento foi muito rico. A gente teve mais dias, então estamos realmente nos atentando aos detalhes. Quando você tem poucos treinos trabalha coisas mais globais do jogo. Aqui não. Aqui deu pra parar e fragmentar o jogo”, disse.

O Brasil está no Grupo A, ao lado de Venezuela, Paraguai, Bolívia e Equador. No Grupo B estão Argentina, Colômbia, Uruguai, Chile e Peru. A competição será disputada em duas fases: preliminar (fase de grupos) e final. Na fase preliminar, as 10 seleções estão divididas em dois grupos de cinco equipes. As duas melhores de cada grupo avançam para as semifinais e, posteriormente, para a final.

Além do título continental, a Copa América ganha ainda mais importância neste ano, pois vale vaga para a primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal, que será realizada em novembro, nas Filipinas. As três equipes mais bem pontuadas garantirão classificação para o Mundial. Wilson Sabóia também ressaltou o peso da competição para o futuro da equipe.

“Elas sabem da importância. Essa é, sem dúvida, a Copa América mais importante de todas as que já participamos. Fomos tricampeãs, mas agora a gente precisa, no mínimo, ficar entre as três primeiras para garantir a vaga no Mundial”, afirmou.

O Brasil é heptacampeão da competição, conquistando o título em todas as edições que disputou. Em 2015, a Seleção não participou do torneio.

Fonte: Fifa – Foto: Fom Conradi