Você sabia que a pele é considerada o maior órgão do corpo humano? Além disso, ela é responsável por proteger nosso corpo contra agressões externas como fungos; bactérias; produtos químicos; controla a temperatura corporal, e ainda atua na regulação da imunidade. Cuidar desse órgão é imprescindível. Por isso, o Portal de Notícias A Teia, convidou a farmacêutica especialista em estética avançada, Emily Garcia, para explicar um importante procedimento de cuidado e preservação da saúde da pele: o skincare.


O que é Skincare?
O skincare é uma rotina de cuidados diários, utilizando produtos específicos ou personalizados para atender às necessidades de cada tipo de pele nas etapas de limpeza, hidratação, proteção e tratamento de disfunções. Emily Garcia explica a periodicidade do procedimento e salienta que o skincare vai além de uma simples rotina de beleza – é um ato de amor-próprio e cuidado diário. “O skincare precisa ser feito todos os dias, mesmo diante da nossa rotina agitada. Precisamos ter esse momento de autocuidado. A pele é um órgão grato, porque nesse (podemos mudar por: com o cuidado adequado, ela geralmente responde muito bem,” afirma.
Benefícios e contraindicações
Apaixonada em ajudar às pessoas a cuidarem de si mesmas, a especialista comenta os benefícios do skincare e alerta sobre as contraindicações. “Usar produtos inadequados para o tipo de pele ou idade é uma contraindicação séria. É importante passar por uma avaliação com um profissional habilitado para garantir que a rotina de cuidados seja segura e eficaz. Com o cuidado certo, podemos transformar a saúde e a aparência da nossa pele”, esclarece.

Os benefícios são amplamente visíveis e sentidos na pele. A rotina adequada pode proporcionar:
- Viço e hidratação: deixa a pele com aparência saudável;
- Prevenção de linhas finas: ajuda a retardar os sinais de envelhecimento;
- Melhora de manchas: uniformiza o tom da pele;
- Tratamento de acne e melasma: gerencia e trata condições específicas da pele;
Skincare não é só coisa de mulher…
O cuidado com a pele pode ser adotado por homens e mulheres desde a adolescência até a velhice. O mercado brasileiro oferece uma vasta gama de produtos, desde os mais acessíveis até os de alto custo. Além dos cuidados no ato de barbear, os homens podem e devem, caso queiram, higienizar, hidratar, proteger e tratar a pele, prevenindo o envelhecimento precoce e mantendo a pele saudável.
Investimento em saúde de forma acessível



Adotar uma rotina de skincare pode parecer desafiador no início, mas Emily incentiva a persistência. O skincare diário é um investimento em bem-estar e autoestima, refletido em uma pele saudável e radiante, defende.
A especialista dá dicas valiosas para quem quer cuidar da pele sem gastar muito: “Para gastar pouco, o primeiro passo é identificar o tipo e a necessidade da sua pele. Marcas próprias de farmácias e algumas nacionais oferecem excelentes opções com preços acessíveis”, conclui.