No coração de Santa Bárbara, cidade situada a 147 km de Salvador, alunos do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Agroindústria do Colégio Estadual Professor Carlos Valadares, estão participando de projetos que vão além da sala de aula. Com a orientação da professora Hevelynn Franco Martins, eles estão desenvolvendo iniciativas que aliam tecnologia, liderança, sustentabilidade, solidariedade e inovação, utilizando metodologias como Cultura Maker e STEAM. O resultado? Brinquedos robóticos recicláveis e carros termoelétricos feitos de materiais reutilizados. A iniciativa, que promete impactar não apenas a comunidade local, mas também, o futuro desses jovens e a sociedade em geral, também dá os primeiros passos em direção ao desenvolvimento de soluções tecnológicas acessíveis e sustentáveis.
Brinquedos Robóticos

O primeiro projeto, liderado pelos alunos: Iasmin Ketlen de Jesus Cerqueira, Maurício França de Carvalho Brito, Ruan Pablo Sousa Santos, Ryan Pablo Estrela Carvalho e Samuel Mota Santos, foca na criação de brinquedos robóticos a partir de materiais recicláveis. A equipe decidiu unir sustentabilidade e tecnologia com o propósito de reaproveitar o descarte inadequado de materiais das aulas práticas. Além disso, eles optaram por inserir a robótica em seus brinquedos, desafiando suas próprias habilidades e criando produtos inovadores.
“Nós percebemos que muitas crianças da nossa comunidade não têm acesso a esse tipo de tecnologia. Então, decidimos criar brinquedos recicláveis com robótica, e o nosso objetivo é doar todos os brinquedos ao final das apresentações”, conta, Ruan Pablo. A ideia não só promove a conscientização ambiental, como também oferece às crianças carentes uma oportunidade de contato com a tecnologia.

Maurício França relembra os desafios enfrentados pelo grupo. “O processo foi um desafio, especialmente no começo, pois a robótica era algo novo para muitos de nós. No entanto, com o tempo, fomos desenvolvendo nossas habilidades e percebemos que somos capazes de mais do que imaginávamos”, comenta.
Impacto social e educacional
A professora Hevelynn vê de perto o crescimento de seus alunos. “Eu comecei do zero com eles. Estudamos juntos, aprendendo com os erros e acertos. Mais do que orientar, criamos uma conexão de compartilhamento de experiências”, reflete a professora, emocionada com o progresso dos estudantes.
Além disso, os brinquedos robóticos têm um forte apelo social. Iasmin Ketlen destaca a importância da doação desses brinquedos: “Receber um brinquedo pode trazer alegria e oferecer momentos de alívio para crianças que vivem em contextos de vulnerabilidade. Cada brinquedo foi feito com muito carinho, e isso vai impactar a vida delas”.
Carros termoelétricos

O segundo projeto, liderado pelos alunos: Davi Silva de Jesus, Deivison Santos de Almeida, Eliseu Batista de Santana Oliveira, Joselito de Jesus Pereira Junior, Marivan de Jesus Sousa, Rafael de Jesus Almeida, é o desenvolvimento de carrinhos termoelétricos que utilizam materiais recicláveis, como palitos de picolé e tampas de garrafas. Os jovens combinaram a propulsão termoelétrica com a sustentabilidade, buscando soluções para a redução da emissão de poluentes.
“A ideia surgiu durante uma aula de projeto experimental”, explica o aluno Joselito de Jesus Pereira Júnior. “Percebemos que muitos materiais das aulas práticas eram descartados de forma inadequada, e decidimos reutilizá-los, criando um transporte alternativo”, argumenta. Já Marivan de Jesus Sousa, cita os principais desafios técnicos. “Foi difícil adicionar a robótica e montar os itens, pois sempre caía. Mas no final deu tudo certo e foi bem gratificante realizar esse projeto”, ilustra.

Deivison Santos de Almeida explica que o trabalho em equipe foi fundamental para o sucesso do processo. “Fomos uma equipe unida. Tivemos alguns estresses normais, mas não descontamos uns nos outros, pelo contrário, descontraímos”. Davi Silva de Jesus estimula às pessoas a repensarem suas atitudes e espera que a iniciativa incentive outros a enxergarem a robótica de uma forma mais sustentável. “Queremos motivar as pessoas da mesma forma que fomos motivados”.
Importância da reciclagem
“Palitos de picolé, tampas de garrafas e palitos de churrasco são geralmente descartados incorretamente, tanto que encontramos com facilidade andando na rua, por menores que sejam, podem causar danos à fauna e até a nós mesmos”, revela Rafael de Jesus Almeida. “Muitas vezes descartamos materiais em bons estados, apenas por perder a sua utilidade principal, sem se quer pensar em outras possibilidades”, destaca Eliseu Batista de Santana Oliveira.
A diretora do Colégio Estadual Professor Carlos Valadares, Ladjane Barbosa dos Santos, acredita que as iniciativas têm o poder de inspirar os alunos a refletir sobre o avanço tecnológico de maneira consciente e humanizada. Para ela, trazer essa proposta para a sala de aula, especialmente em escolas públicas, não só promove a criação de tecnologias sociais de baixo custo, como também desperta empoderamento, autonomia e autoestima nos estudantes, além de incentivar o interesse pela disciplina e pela pesquisa científica.
Esses projetos refletem não apenas a criatividade e o empenho dos alunos, da professora e orientadora, além de toda equipe acadêmica que viabiliza a iniciativa, mas também a importância de unir inovação com responsabilidade ambiental e social. Iniciativas como essas, servem de exemplo para que mais pessoas repensem o valor do descarte consciente e das possibilidades transformadoras que ele pode proporcionar.