A Prefeitura de Salvador anunciou o lançamento do Botão Lilás, um sistema integrado ao WhatsApp oficial da gestão municipal que permitirá a mulheres em situação de risco denunciar agressões em tempo real. A ferramenta entra em operação no dia 7 de agosto — data em que a Lei Maria da Penha completa 19 anos — e garante atendimento emergencial da Guarda Civil Municipal.

Leia também: Saiba como denunciar e buscar ajuda em caso de violência doméstica

Por meio do número (71) 98791-3420, mulheres cadastradas poderão acessar o sistema, solicitar ajuda imediata e ainda obter informações sobre os serviços públicos de acolhimento disponíveis na cidade. O dispositivo também funcionará como uma central de orientação e prevenção.

Tecnologia para salvar vidas

Desenvolvido com base na tecnologia de chatbot já utilizada em grandes eventos da capital baiana, como o Carnaval e o Réveillon, o Botão Lilás visa aproximar a vítima do poder público. Segundo a diretora de Políticas para Mulheres da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Cerqueira, o objetivo é “facilitar o pedido de socorro e fortalecer o acesso a direitos, com informação e acolhimento na palma da mão”.

Entenda o papel da assistência social no apoio a vítimas de violência doméstica

Outras ações da campanha

Além do lançamento do Botão Lilás, a campanha Agosto Lilás 2025 contará com:

  • Rondas de proteção à mulher;
  • Programas de capacitação como o “Mulheres no Volante” e o “Tech Delas”, que promovem autonomia econômica para vítimas de violência;
  • Atividades de saúde, autoestima e bem-estar, em parceria com diversas instituições;
  • Entrega do selo “Pacto pela Mulher” a empresas com políticas de valorização e contratação de mulheres vítimas de violência.
  • Durante o evento, a peça teatral “Reflorescer Mulher” também foi apresentada, reforçando a importância da denúncia e do acolhimento.

Compromisso coletivo

Com o tema “Juntos pela Erradicação da Violência contra a Mulher”, a campanha deste ano reforça o comprometimento da gestão municipal com políticas públicas voltadas à proteção feminina. Para a vice-prefeita Ana Paula Matos, “a independência financeira é a melhor política pública para as mulheres”.

A secretária da SPMJ, Fernanda Lordêlo, destacou a importância da atuação conjunta e lembrou que o Agosto Lilás é mais que um símbolo: “Estamos fortalecendo políticas públicas e promovendo a transformação social por meio de ações concretas”.

Agosto Lilás

O Agosto Lilás é uma campanha nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, realizada anualmente durante o mês de agosto em alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006. A iniciativa tem como objetivo mobilizar a sociedade, fortalecer as redes de apoio e ampliar o acesso à informação sobre os diferentes tipos de violência — física, psicológica, moral, sexual e patrimonial — que afetam milhares de mulheres no Brasil.

Ao longo do mês, são promovidas ações educativas, palestras, eventos culturais e serviços de acolhimento, reforçando a importância da denúncia e da construção de uma cultura de respeito e equidade de gênero.